sábado, 17 de outubro de 2009

EPICA - DESIGN YOUR UNIVERSE(2009)- PESO E SINFONIA EM UMA SÓ OBRA!!!


Quando Mark Jansen resolveu abandonar o After Forever para enveredar -se por uma proposta mais "sinfônica", haja vista que o After Forever estava com pretensões musicais mais ousadas, parece que ele levou à cabo tal projeto ao conceber a banda Epica e isso pode ser percebido na audição de" DESIGN YOUR UNIVERSE", um álbum em que as tendências sinfônicas são exploradas ao extremo. A obra inicia-se com um prelúdio "Samadhi" constituído de coro e orquestra , em logo em seguida vem a segunda faixa Resign To Surrender (A New Age Dawns Part IV) que já adianta o clima que permeia toda a obra: muito peso , coros em profusão e temas sinfônicos em demasia. A mencionada faixa começa com o anúncio do coro e em seguida entra em cena o peso da guitarra e o gutural de Mark, e logo depois a presença da maravilhosa Simone Simons, cantando de forma pop e suave, deixando para as próximas faixas sua faceta lírica. Por falar em Simone , que é uma ótima cantora , nesse álbum deram mais oportunidade para ela se impor enquanto tal , fato que ficou meio velado no álbum "Consign to Oblivion". Neste DESIGN YOUR UNIVERSE Simone está cantando com mais desenvoltura e destreza, mesclando bem entre as dimensões lírica e pop de sua voz. A sua voz esta mais clara, tendência adotada por ela a partir do segundo álbum da banda , proposta diversa daquela utilizada pela cantora no álbum de estréia do Epica.
Bom voltando à resenha do presente álbum , a terceira faixa "Unleashed"" foi escolhida para ser o single , a música de apresentação da obra, apesar de ser uma música direta , objetiva , rápida e de fácil assimilação , na minha opinião está entre as duas melhores do álbum ao lado da faixa "OUR DESTINY".
"Unleashed" é inspirada no relacionamento existente entre Mark e Simone e fala de liberdade ,aqui o coro acompanha o refrão , e é lindo quando na modulação da tonalidade Simone transfere-se para sua voz lírica e dá um tom dramático à peça, maravilha.
A peça "Martyr Of The Free World" começa pesada, com uma batida bem "trash", tem o refrão mais pegajoso do álbum , vocais gregorianos , guturais exercidos por Mark.
"Our Destiny " inicia-se com uma batida diferente daquelas ja praticadas até então no álbum, é a faixa na qual Simone dá um show, variando entre sua voz lírica com dramaticidade e sua voz suave e pop, um primor de performance.
O momento balada do álbum fica por conta de "Tides Of Time", que não é a balada mais bonita da banda , porém Simone tem a melhor performance das baladas que o Epica já criou, nela Simone mostra a flexibilidade de sua voz , cantando em tons altos inimaginaveis para uma mezzo-soprano. É uma balada dominada pelo piano e a bela voz suave de Simone.
A faixa que não me agradou foi a "White Waters", na minha opinião, o ponto negativo da obra,
uma pseudo-balada, o convidado para essa faixa o vocalista da Sonata Artica Tony Kakko é inexpressivo e sem graça, péssima escolha . Apesar da mencionada faixa, o álbum termina de forma primorosa com a faixa que dá título ao álbum , dessa vale a pena falar: a faixa começa bem suave de depois evolui para uma imponência , principalmente devido ao trabalho o coral, a melhor performance coral feita de todos os álbuns do Epica, uma peça progressiva, forte, imponente, ótima, terminando com a suavidade da voz de Simone.
Na minha opinião o "Design Your Universe " é um bom álbum , claro que não tem aquela veia
"afterforeviana" do álbum de estréia, "The Phantom Agony, que para mim é o melhor álbum da banda, porém é um bom álbum e dá pra amenizar um pouco a lacuna que o After Forever deixou no mundo da música ao acabar.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FÃS DE MÚSICA CLÁSSICA E HEAVY METAL SÃO PARECIDOS, DIZ ESTUDO

Um estudo que analisa a relação entre gosto musical e personalidade sugere que há semelhanças entre fãs de música clássica e aqueles que gostam de heavy metal.
A pesquisa, realizada na Universidade Heriot Watt, em Edimburgo, na Escócia, entrevistou 36 mil pessoas. Os pesquisadores fizeram perguntas sobre características da personalidade de cada participante e pediram para que os voluntários avaliassem 104 estilos musicais.
Os resultados sugerem, por exemplo, que fãs de jazz são criativos e extrovertidos, enquanto aqueles que gostam de música pop tendem a ter pouca criatividade.
Segundo o professor Adrian North, que liderou o estudo, a surpresa foi descobrir semelhanças na personalidade de fãs de música clássica e heavy metal.
“São pessoas muito criativas, introvertidas e de bem consigo mesmas, o que é estranho. Como você pode ter dois estilos tão distintos com grupos de fãs tão parecidos?”, afirmou North.
Ele ressalta que uma das explicações pode ser o “aspecto teatral desses estilos, que são dramáticos”.
“As pessoas em geral têm um estereótipo sobre os fãs de heavy metal, acham que eles têm tendência suicida, são deprimidos e representam um perigo para si e para a sociedade em geral. Na verdade, são pessoas bem delicadas”, afirmou
Relação
De acordo com North, a pesquisa pode ser muito útil para a indústria fonográfica e para quem trabalha com marketing.
“Se você sabe a preferência musical de uma pessoa, pode dizer que tipo de personalidade ela tem e para quem deve vender”, disse North.
“São implicações óbvias para a indústria da música, que está preocupada com a queda da venda de CDs.”
FONTE:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3159468-EI238,00.html

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Diablo Swing Orchestra(DSO) - Sing-Along Songs for the Damned and Delirious(2009)-Dançante, complexo e impositivo


Muita foi a expectativa acerca do lançamento desse segundo álbum do DSO, afinal a banda apareceu como uma opção de reciclagem do gênero metal. Eis que acaba de ser lançado o "Sing-Along Songs for the Damned and Delirious(2009)", um álbum bem mais complexo que o anterior, que mistura variadas vertentes musicais. Nesta obra fora chamado como convidado o barítono Kosma Ranuer que junto a maravilhosa Ann-Louice nos brinda com temas memoráveis, haja vista a canção satírica "A Rancid Romance", nela Kosma Rauer exala toda sua carcterística de barítono bufo. A obra inicia-se com tom dançante remetendo ao sapateado , porém não ignorando todo o peso peculiar do metal. Na 3ª faixa "Lucy Fears The Morning Star" a fantástica soprano Ann-Louice Lögdlund abusa de toda a dramaticidade de sua voz para fazer mirabolâncias vocais que impressionam os ouvintes, terminando a mencionada faixa com um ritmo bem latino, ou seja, fato inusitado. A faixa 4 "Bedlam Sticks" é muito doida, dominada pela voz do barítono, consiste em uma peça rápida e de difícil assimilação, parece um trovão!! kkkk
A peça "Vodka inferno" tem um ritmo bem engraçado , contando também com o dueto de Ann e Kosma, é uma música tipicamente dançante, bem ao estilo do DSO. Para fechar o álbum uma música de 8:25 minutos de duração, bem suingada e com Ann mostrando o porquê de ser uma ótima cantora, abusando das notas agudas com uma atitude bem conveniente. Bom, de forma reduzida esse é o mais recente álbum do DSO, uma obra complexa, menos acessível que o disco anterior da banda, no entanto consistindo em um álbum ousado e que agradará aos amantes de uma música pesada , ríspida, empolgante e sem clichês.
FORMAÇÃO
Daniel Håkansson - Guitars
Ann-Louice Lögdlund - Vocals
Pontus Mantefors - Guitars, Synth
Andy Johansson - Bass
Johannes Bergion - Cello
Andreas Halvardsson - Drums

terça-feira, 13 de outubro de 2009

FOREVER IS THE WORLD(2009)- A VOLTA EM GRANDE ESTILO DO THEATRE OF TRAGEDY


Inicio a seção de resenhas críticas de albuns de bandas gothic metal com esta maravilhosa obra da banda Theatre of Tragedy, banda precursora do estilo gothic metal "Beauty and the Beast". Precisamente passaram-se 3 anos desde o lançamento de seu antecessor "STORM", e nesse mais recente álbum "FOREVER IS THE WORLD" o Theatre of Tragedy impressiona, Forever is The World é um álbum empolgante e cheio de atmosferas emocionantes, na minha opinião um sério candidato a melhor ábum do ano de 2009, simplesmente uma obra prazerosa. A banda, neste álbum, em sua nova fase, que não lembra em nada a atmosfera "Underground" dos 2 albuns iniciais, parece ter encontrado a velha fórmula de se fazer músicas interessantes, ou seja, este consiste em um disco bem melhor que o antecessor e que agradará os amantes de uma música atmosférica, sobretudo agradará os fãs da banda The Cure na sua fase mais "dark".Destaques para a maravilhosa canção "Revolution" e para a música que intitula o álbum, maravilhosa performance de Nell!!!

FORMAÇÃO

Nell Sigland - Vocals
Raymond István Rohonyi - Vocals, Programming
Vegard K. Thorsen - Guitars
Frank Claussen - Guitars
Lorentz Aspen - Keyboards, Piano
Hein Frode Hansen - Drums

Queria ter levado o Sol para casa...
Tiago (descrito por Wesley PC>)

BLOGOTICO-FANATISMO GÓTICO

NASCEU O MAIS NOVO BLOG PARA DIVULGAÇÃO DA CULTURA GÓTICA EM TODAS SUAS ESTÂNCIAS, ABERTO A SUGESTÕES E TROCA DE EXPERIÊNCIAS, OU SEJA, INTERAÇÃO ACERCA DO MUNDO GÓTICO!! AQUI EU DAREI MINHA OPINIÃO, BEM COMO FAREI RESENHAS ,AO MEU MODO, DAS MAIS VARIADAS OBRAS DA MÚSICA GÓTICA, AS QUAIS ESTOU ACOSTUMADO A APRECIAR, EXPRESSANDO MINHA OPINIÃO!! ESPERO QUE OS LEITORES DESTE POSSAM INTERAGIR !! MUITO OBRIGADO