sábado, 17 de outubro de 2009

EPICA - DESIGN YOUR UNIVERSE(2009)- PESO E SINFONIA EM UMA SÓ OBRA!!!


Quando Mark Jansen resolveu abandonar o After Forever para enveredar -se por uma proposta mais "sinfônica", haja vista que o After Forever estava com pretensões musicais mais ousadas, parece que ele levou à cabo tal projeto ao conceber a banda Epica e isso pode ser percebido na audição de" DESIGN YOUR UNIVERSE", um álbum em que as tendências sinfônicas são exploradas ao extremo. A obra inicia-se com um prelúdio "Samadhi" constituído de coro e orquestra , em logo em seguida vem a segunda faixa Resign To Surrender (A New Age Dawns Part IV) que já adianta o clima que permeia toda a obra: muito peso , coros em profusão e temas sinfônicos em demasia. A mencionada faixa começa com o anúncio do coro e em seguida entra em cena o peso da guitarra e o gutural de Mark, e logo depois a presença da maravilhosa Simone Simons, cantando de forma pop e suave, deixando para as próximas faixas sua faceta lírica. Por falar em Simone , que é uma ótima cantora , nesse álbum deram mais oportunidade para ela se impor enquanto tal , fato que ficou meio velado no álbum "Consign to Oblivion". Neste DESIGN YOUR UNIVERSE Simone está cantando com mais desenvoltura e destreza, mesclando bem entre as dimensões lírica e pop de sua voz. A sua voz esta mais clara, tendência adotada por ela a partir do segundo álbum da banda , proposta diversa daquela utilizada pela cantora no álbum de estréia do Epica.
Bom voltando à resenha do presente álbum , a terceira faixa "Unleashed"" foi escolhida para ser o single , a música de apresentação da obra, apesar de ser uma música direta , objetiva , rápida e de fácil assimilação , na minha opinião está entre as duas melhores do álbum ao lado da faixa "OUR DESTINY".
"Unleashed" é inspirada no relacionamento existente entre Mark e Simone e fala de liberdade ,aqui o coro acompanha o refrão , e é lindo quando na modulação da tonalidade Simone transfere-se para sua voz lírica e dá um tom dramático à peça, maravilha.
A peça "Martyr Of The Free World" começa pesada, com uma batida bem "trash", tem o refrão mais pegajoso do álbum , vocais gregorianos , guturais exercidos por Mark.
"Our Destiny " inicia-se com uma batida diferente daquelas ja praticadas até então no álbum, é a faixa na qual Simone dá um show, variando entre sua voz lírica com dramaticidade e sua voz suave e pop, um primor de performance.
O momento balada do álbum fica por conta de "Tides Of Time", que não é a balada mais bonita da banda , porém Simone tem a melhor performance das baladas que o Epica já criou, nela Simone mostra a flexibilidade de sua voz , cantando em tons altos inimaginaveis para uma mezzo-soprano. É uma balada dominada pelo piano e a bela voz suave de Simone.
A faixa que não me agradou foi a "White Waters", na minha opinião, o ponto negativo da obra,
uma pseudo-balada, o convidado para essa faixa o vocalista da Sonata Artica Tony Kakko é inexpressivo e sem graça, péssima escolha . Apesar da mencionada faixa, o álbum termina de forma primorosa com a faixa que dá título ao álbum , dessa vale a pena falar: a faixa começa bem suave de depois evolui para uma imponência , principalmente devido ao trabalho o coral, a melhor performance coral feita de todos os álbuns do Epica, uma peça progressiva, forte, imponente, ótima, terminando com a suavidade da voz de Simone.
Na minha opinião o "Design Your Universe " é um bom álbum , claro que não tem aquela veia
"afterforeviana" do álbum de estréia, "The Phantom Agony, que para mim é o melhor álbum da banda, porém é um bom álbum e dá pra amenizar um pouco a lacuna que o After Forever deixou no mundo da música ao acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário